Para quem pretende digitalizar seu negócio ou já possui um empreendimento ou start-up que usa a tecnologia como ferramenta, segurança é fundamental. E, ao contrário do que algumas pessoas imaginam, proteger os seus equipamentos.
Com sistemas de segurança que, em geral, são menos avançados que os das grandes corporações, pequenas e médias empresas podem ser alvos preferenciais. Fique atento! Em geral, os serviços de segurança tecnológica se dividem em cinco etapas:
Conheça-as:
-
Medidas de segurança
Como as listas de vírus, cavalos de tróia e ransomware não param de crescer, os mecanismos de defesa também precisam estar em constante atualização. Procure serviços de segurança proativos que avaliem os riscos e monitorem as ameaças. A resposta a incidentes com perícia digital pode ajudar a minimizar danos e recuperar dados.
-
Segurança de rede
Nesse segmento, a defesa se baseia em três pilares: proteger a rede, manter o desempenho alto e tornar o gerenciamento mais simples. Os melhores firewalls protegem contra invasões e malware além de oferecer instrumentos de controle, análise e até visualização de tráfego em tempo real.
-
Segurança de dados
Análises, informações e ideias são os bens mais preciosos para qualquer empresa – assim, a confidencialidade desses dados também precisa ser prioridade. Criptografia e ferramentas que reforçam a autenticação dos usuários são pontos importantes.
-
Mobilidade & Segurança
Em um cenário tão conectado e acelerado quanto o que vivemos, a mobilidade é ferramenta fundamental para a produtividade (você provavelmente já resolveu questões importantes ao se deslocar entre uma reunião e outra, usando o celular como extensão do escritório.). Proteger redes e dispositivos permite que você e seus colaboradores ganhem a opção de escolher como e onde trabalhar (sem que eventuais home office comprometam sua segurança).
-
Segurança de e-mail
Os serviços de e-mail são uma das principais portas de entrada para arquivos maliciosos. Redes de monitoramento e bloqueio agem contra vírus, phishing e spam e também garantem a troca segura de mensagens confidenciais. Em alguns casos, é possível fazer auditoria de todas as caixas de correio para evitar violações. Outras boas práticas são treinar funcionários para que eles respeitem as políticas de segurança de sua empresa e fazer backups frequentes (com cópias em nuvem e/ou em locais seguros fora da sede do seu negócio). Quanto melhor for a segurança, melhor será a sua empresa.
fonte: Uol notícias