Conforme uma pesquisa realizada pelo Google, a quantidade média de horas que os usuários brasileiros passam assistindo vídeos por streaming por semana teve aumento de 90,1% em três anos. Deste modo, em 2014, a média por semana era de 8,1 horas, e em 2017 passou para 15,4 horas.
Em contrapartida, o consumo de conteúdo na TV aberta e fechada passou de 21,9 horas para 22,6, um aumento bastante tímido.
A pesquisa ainda relatou que a parcela da população que passa menos tempo consumindo vídeo prefere plataformas online em detrimento da TV comum. Entre os pesquisados, 83% dizem que assistem a vídeos online ao menos uma vez ao mês e 99% deles utiliza o YouTube eventualmente.
Para completar, o Google descobriu que 83% dos brasileiros afirmam que preferem assistir a vídeo na internet justamente por ser possível encontrar coisas não disponíveis na TV.
Quando estão ligados à TV, seja aberta ou mesmo por assinatura, 87% dos entrevistados disseram que ficam sempre conectados à internet ao mesmo tempo. Para o consumo de vídeos online, 84% dos entrevistados utilizam um smartphone e 57% preferem outro aparelho para isso.
Para o mercado de telecomunicações o mais impactante e preocupante pode ser o interesse por TV por assinatura. Entre os não usuários de TV a cabo, 74% deles afirmaram que não possuem interesse em fazer uma assinatura.